segunda-feira, 23 de março de 2009

Igreja recua sobre a excomunhão da mãe

Folha de S. Paulo, sexta-feira, 13 de março de 2009


Johanna Nublat; colaborou Renata Baptista

Brasília — A Igreja Católica deu um passo atrás ontem em relação à excomunhão da mãe da menina de nove anos estuprada pelo padrasto em Pernambuco e grávida de gêmeos.

Segundo entendimento do secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, a mãe da menina agiu sob pressão dos médicos, que disseram que sua filha morreria caso a gravidez não fosse interrompida. Desta forma, não se enquadra na pena, disse.

Ele disse ainda que não poderia generalizar a excomunhão para todos os médicos. “Não temos elementos para dizer este está em excomunhão, aquele não. O que podemos dizer é que, para a igreja, o aborto praticado livremente, conscientemente, por motivos fúteis, sem pressão é um crime que clama aos céus, e aquele que o pratica é alguém que se coloca fora da comunhão da igreja.” “Precisa colocar esta penalidade dentro do contexto da mentalidade de hoje. Não é questão de isso ser mais grave que aquilo, tudo é grave”, disse.

Sobre o padrasto, dom Dimas disse que não se sabe “até que ponto a pessoa é um demente mental. É muita maldade, mas tem também distúrbio”. Na entrevista, o assessor canônico da CNBB, padre Enrique Pujol, disse que a excomunhão não pode ser feita em “clima de polêmica”. Questionados sobre se o arcebispo teria sido precipitado ao dizer da excomunhão automática, dom Dimas e dom Geraldo disseram que o religioso “não queria ferir quem já estava ferido” e que a questão era “irrelevante”. Dom Geraldo afirmou também que “excomunhão não é sinônimo de condenação ao inferno” e que um dos objetivos dela é o arrependimento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei que vc fosse Católico, acaso vc aceitou o aborto dos gêmeos? pq fazer essas postagens anti-Igreja, D. JOSÉ ESTÁ CERTO SÃO EXCOMUNGADOS, ELE APENAS ENSINOU O QUE ESTÁ NO CÓDIGO DIREITO CANÔNICO, ora e n foi o Vaticano quem falou mas o modernista D. rino, DANDO OPINIÃO PESSOAL, n foi o Papa quem falou!


Opini~~ao dele contrariou a Doutrina da Igreja, com quem vc fica, com a Doputrina com o bispo modernista?

Vc está fazendo um mal grande em confiar na Folha de Sp, pelo amor de Deus!!!!!