sexta-feira, 18 de julho de 2008

Sexo e cisma, de novo, no caminho da Igreja Anglicana

O Estado de S. Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2008
Gilles Lapouge
A conferência anglicana de Lambeth será inaugurada hoje em Londres. Ela foi criada em 1867, com a finalidade de preservar a unidade da Igreja Anglicana. Este ano, deverá tratar de problemas complexos e desagradáveis. Os anglicanos não vão bem. É possível que já tenham se cindido em duas correntes. Ninguém ousa pronunciar a palavra mais funesta da história das religiões, “cisma”, mas ela é temida.
Essa conferência de Lambeth reúne 600 bispos anglicanos, de tendência “liberal”, acompanhados pelas respectivas esposas. Ora, há um mês, 200 outros bispos anglicanos, mas “conservadores”, encontraram-se em Jerusalém. São profundas as divergências entre as duas correntes.
A conservadora está indignada. Liderada pelo arcebispo da Nigéria, Peter Akinola, e constituída na maior parte por anglicanos africanos (Nigéria, Uganda, Sudão, Quênia etc.), ameaça criar “uma Igreja na Igreja”. Seus membros contestam a mais alta autoridade da Igreja Anglicana, Rowan Williams, arcebispo de Canterbury, personagem ousado que recentemente propôs a introdução de elementos da Sharia islâmica na lei britânica.
Qual é o objeto da discórdia? O sexo. Há alguns anos, em 2003, Gene Robinson foi ordenado bispo de New Hampshire, nos Estados Unidos. Divorciado e pai de família, ele era homossexual. Em junho último casou-se no civil com o companheiro com o qual convive há 20 anos (nos Estados Unidos, há 2,5 milhões de anglicanos).
Foi esse bispo que fez explodir o círculo conservador, pois a Bíblia, lembra Peter Akinola, o líder nigeriano dos “conservadores”, não gosta absolutamente dos homossexuais. Esse ponto da teologia foi contestado pela primaz da Igreja episcopal, Katharine Jefferts Schori, que garante que a Bíblia não proíbe a homossexualidade.
Sharon Ferguson, do Movimento dos [Homossexuais] e Lésbicas Cristãos, apóia Katharine, e explica: “As pessoas devem ser ordenadas em função de sua vocação, e não em função de sua sexualidade.”
A ala conservadora é poderosa. Ela é forte principalmente nos países africanos, mas cooptou centenas de bispos britânicos e americanos. Os prelados africanos são ainda mais rigorosos em matéria de sexualidade, por serem ameaçados em seus países pela expansão do Islã.
Precedente
O papa Bento XVI foi informado a respeito do problema no avião que o levava a Sydney, na Austrália, para as Jornadas Mundiais da Juventude. Disse que rezaria e acrescentou que deseja que o cisma poupe a Igreja Anglicana.
Ele sabe do que está falando, porque essa mesma Igreja, hoje dilacerada, nasceu de um cisma, já então motivado por uma questão, senão de sexualidade, pelo menos matrimonial.

Nenhum comentário: