sexta-feira, 18 de julho de 2008

Anglicanos abrem cúpula sob sombra de rixa por [homossexuais]

Folha de S. Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 2008

Sob temores de racha, a Igreja Anglicana abriu ontem na Cantuária, Inglaterra, a Conferência de Lambeth, cúpula que ocorre a cada dez anos. A conferência deste ano chega na semana seguinte à aprovação da ordenação de mulheres e sob intensa disputa sobre a posição acerca da homossexualidade.
O terceiro maior grupo cristão do mundo está em crise desde que a Igreja Episcopal dos EUA — como é conhecida a Igreja Anglicana no país — ordenou Gene Robinson, [homossexual] assumido, como bispo de New Hampshire em 2003. Desde então, as rixas só aumentaram.
No mês passado, descontentes chegaram perto de um racha com a liderança, quando bispos conservadores se encontraram em Jerusalém para a Conferência Global sobre o Futuro Anglicano (Gafcon). Eles acusaram progressistas de proclamar “um falso evangelho que rebaixa a palavra de Deus” e promover “uma variedade de preferências sexuais e comportamento imoral”.
Os conservadores, a maioria vinda da África, também criaram um “bloco de poder” que desafia a atual hierarquia, encabeçada pelo arcebispo da Cantuária, Rowan Williams, embora não tenham se separado oficialmente.
A maioria dos participantes da Gafcon boicotou Lambeth neste ano, irritada com a decisão de Williams de convidar os religiosos que consagraram o bispo [homossexual]. O boicote atingiu quase um quarto do total dos bispos, principalmente os conservadores africanos.
Segundo a BBC, a Conferência de Lambeth deste ano não produzirá nenhuma resolução e tentará minimizar discussões sobre sexualidade para tentar esfriar as disputas.

Nenhum comentário: