segunda-feira, 28 de julho de 2008

As tâmaras da época de Cristo

O Estado de S. Paulo, quinta-feira, 24 de julho de 2008

Fernando Reinach
Entre 1963 e 1965 um grupo de arqueólogos escavou um forte em Massada, na beira do Mar Morto. Nas ruínas do forte, construído por Herodes em 65 a.C. e destruído pelos romanos em 73 d.C., foram encontradas diversas sementes. Em 2005 as sementes foram identificadas como sendo de tâmara e foram submetidas à análise de carbono 14 para verificar a idade. Os resultados indicaram que as sementes foram coletadas por volta da época do nascimento de Jesus, entre 200 a.C. e 25 d.C.
Três dessas sementes foram plantadas e, oito semanas depois, uma germinou. Apesar das folhas iniciais apresentarem sinais de falta nutrientes, a planta sobreviveu e, aos 15 meses, foi transplantada para um grande vaso.
Quando o material genético foi comparado com o DNA das diversas variedades de tâmaras cultivadas atualmente, foi possível demonstrar que a variedade é diferente de todas as modernas.
As variedades modernas mais semelhantes são as cultivadas no Iraque e no Egito e as mais distantes são as cultivadas no Marrocos.
Se tudo der certo, nos próximos anos as plantas vão iniciar sua produção de frutos e finalmente poderemos saber o verdadeiro sabor das tâmaras consumidas 2 mil anos atrás.
Não se sabe se tâmaras foram servidas na Santa Ceia, mas se foram, provavelmente, elas eram provenientes dessa variedade.

Nenhum comentário: