segunda-feira, 28 de julho de 2008

Na Austrália, papa diz que ‘consumismo insaciável’ esgota recursos do planeta


Folha de S. Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 2008


O papa Bento 16 disse ontem, na 23ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Sidney, que os recursos do planeta estão sendo esgotados e desperdiçados em nome do que considera um “consumismo insaciável”. Frente a quase 150 mil pessoas de mais de 160 países, Bento 16 exortou o mundo a resistir ao que chamou de “vários tipos de veneno” que corroem a sociedade.
Na primeira aparição após três dias de descanso pelas 20 horas de viagem à Austrália, Bento 16 pediu reflexão sobre o mundo que a atual geração prepara para as próximas.
O “papa verde”, apelido ganho pela preocupação ambiental, não deixou de abordar temas caros ao seu pontificado nem de defender posições conservadoras, marca dos seus três anos à frente da Igreja Católica.
“Estamos descobrindo que há cicatrizes que marcam a cara da nossa terra, como a erosão, o desmatamento, o espólio dos recursos minerais e dos oceanos, e que se reproduzem no ser humano por meio do álcool, das drogas, da exaltação da violência e da degradação sexual.”
Ele disse que a televisão e a internet tratam como entretenimento questões como o uso de drogas e a exploração sexual e voltou a fazer críticas à prática do aborto. “Como pode ter-se convertido em um lugar de violência o mais maravilhoso e sagrado lugar humano, o ventre de uma mulher?”, indagou.
O papa aproveitou também a visita à Austrália para cumprimentar o premiê Kevin Rudd pelo pedido de perdão aos aborígenes em fevereiro, o primeiro na história do país. “Esse exemplo de reconciliação oferece esperança para povos do mundo todo.”

Nenhum comentário: