sexta-feira, 11 de julho de 2008

Padre celebra missas e procura misses no interior paulista

Folha de S. Paulo, domingo, 6 de julho de 2008

Vinícius Queiroz Galvão
Votuporanga — Todos os dias, quando começa a missa na igreja de Santa Luzia, o padre Sílvio Roberto dos Santos dá início a uma atividade paralela. Com um olho no peixe e outro no gato, ele fica atento ao público. Não para saber quais fiéis seguem a liturgia, mas para praticar uma segunda vocação: a de olheiro de modelos. Além das missas, o padre também tem talento para produzir misses.
Da paróquia de Votuporanga, cidadezinha de 77 mil habitantes a 521 km de São Paulo, saíram vencedoras de concursos como Miss Brasil Internacional, Miss Brasil Mundo, Miss Beleza Brasil e várias edições do Miss São Paulo, todas descobertas pelo padre entre um pastel na quermesse ou uma partida de bingo no bazar beneficente das beatas da igreja.
Com a graça do padre, a cidade tornou-se a Venezuela brasileira dos concursos de beleza: a presença de candidatas locais nas seleções de misses é quase certa — e sempre temida.
A história do padre Sílvio com a passarela vem do próprio passado. Antes da ordenação, na década de 1970, ele foi modelo e cantor na Europa. E foi daí que surgiu o gosto assumido pelos palcos, mantido desde 1980, quando organizou o primeiro desfile.
E o padre não deixa as meninas ao deus-dará. Para não fazer feio ao desfilar por aí e para aquelas que não têm traquejo com o negócio, ele dá as dicas.
“O segredo é treinar essas meninas desde a infância: ensinar passarela, inglês, dança, [elas] têm de traquejar”, diz. “Tenho uma bagagem de miss, com alfinete, band-aid, fita crepe, despertador para acordar cedo e se produzir”, completa.
Atual Mister Brasil Mundo, Vinícius Ribeiro, 26, diz que foi o único a levar óleo corporal ao concurso, orientação do padre.
“Ele diz para eu mostrar segurança e dá muitos conselhos”, afirma Ariadne Mariotti, 18, primeiro lugar num concurso de beleza de Votuporanga na semana passada.
Num vídeo que circula pela internet, padre Sílvio ensina a parada na passarela (de lado, para não parecer gorda na foto), a boa postura (projetando o queixo para frente), como posar para os fotógrafos e para os jurados (com sorriso), a virada (olhando sempre para frente, mesmo depois de dar as costas) e o detalhe do pezinho (quebrando o corpo na planta do pé direito, com joelho flexionado).
A vocação do padre Sílvio Roberto de descobrir e agenciar misses e modelos no interior de São Paulo, diz o próprio, já foi questionada pela CNBB.
“Mas perceberam a boa intenção. Não faço da batina um meio para conseguir as coisas”, diz o padre.
Procurado pela Folha, dom Paulo Mendes Peixoto, bispo da diocese de São José do Rio Preto — a quem o padre Sílvio está subordinado — não se pronunciou “por estar há pouco tempo na região e não conhecer a fundo o trabalho com as modelos”.

Nenhum comentário: