domingo, 21 de junho de 2009

Papa pede a bispos austríacos fidelidade ao Vaticano 2º

O Estado de S. Paulo — Online, terça-feira, 16 de junho de 2009

EFE
VATICANO — O papa Bento XVI pediu aos bispos austríacos que sejam fiéis ao Concílio Vaticano 2º, ao magistério pós-conciliar e que se aprofundem na fé, informou a Santa Sé após o encontro de dois dias mantido pelo pontífice com prelados desse país.
Papa Bento XVI recua em nomeação de bispo austríaco
O objetivo da reunião teria sido analisar a situação da igreja austríaca, que lançou várias críticas ao Vaticano nos últimos meses, principalmente após a revogação da excomunhão dos quatro bispos lefebvrianos e, principalmente, a nomeação do ultraconservador Gerhard Maria Wagner para o posto de bispo auxiliar de Linz.
O Vaticano informou que durante a reunião, “caracterizada por um forte afeto”, analisaram-se “alguns temas sobre a diocese de Linz e da Igreja na Áustria”.
As relações entre Roma e a igreja austríaca atravessaram momentos delicados, por conta das duras críticas da hierarquia católica da Áustria a decisões recentes do papa. O bipo Wagner, cuja nomeação para Linz foi o ato do Vaticano mais atacado, levantou polêmica ao dizer que o personagem Harry Potter é “satânico” e afirmar que a homossexualidade é “uma doença que tem cura”.
Essas declarações, e outras feitas em 2005, quando disse que o desastre causado pelo furacão Katrina na cidade de New Orleans (EUA) havia sido provocada por uma “contaminação espiritual” maior que a ambiental, atraíram ataques de lideranças políticas e religiosas.
As críticas cresceram de tal forma que Wagner pediu ao papa que o dispensasse da nomeação. Esse foi um desenlace sem precedentes, e que pôs em questão a credibilidade dos atos papais.

Nenhum comentário: