sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Cresce a procura pela Missa tridentina na Alemanha

Na quinta-feira se encerrou a reunião de outono da Conferencia dos Bispos Alemães. Pela primeira vez ela esteve sob a direção do Arcebispo de Freiburg Robert Zollitsch. Nesta sexta-feira ele apresentou à imprensa os resultados dos debates:

Zollitsch afirmou que a procura de missa no rito extraordinário é crescente na Alemanha, segundo um inquérito realizado em todas as dioceses do país.

“O resultado mostra que o Motu Proprio do papa Bento XVI do ano de 2007 é ativamente aceito e ativamente posto em prática, onde há pessoas que se interessam”.

Se ainda em 2006 só era possível celebrar a Missa no rito extraordinário em 31 localidades, hoje o número triplicou. 98 locais oferecem essa Missa. O número de sacerdotes, segundo informações dos bispos, duplicou.

Diz Zollitsch: “Contudo, a procura não é bastante grande para que se tenha necessidade de muito mais localidades. Não se trata de fomentar a procura artificialmente, pois isso não é tarefa nossa. Eu me alegro de que tenhamos essa procura e informarei também Roma”.

Zollitsch refutou reiteradamente as notícias de imprensa que relatavam que o Vaticano estava decepcionado com a atitude dos bispos alemães e uma aplicação restritiva da orientação do Papa de permitir amplamente a Missa no renovado rito de 1962.

Nenhum comentário: