sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Vaticano suspende beatificação de Pio XII


O Globo, quarta-feira, 22 de outubro de 2008

M. Andrade e J. M. Muñoz, do El País

Roma — A beatificação do Papa Pio XII (1939-1958), assunto espinhoso e com ramificações diplomáticas e políticas, aguarda a assinatura de Bento XVI. Mas está tropeçando em um obstáculo que já era de se esperar: a feroz censura de vários setores do judaísmo, que acusam Pio XII de ter feito vista grossa diante do Holocausto. O atual Papa, que destacou em setembro o trabalho silencioso de Pio XII em favor dos judeus, optou agora por uma investigação mais profunda. Por meio de seu porta-voz, Federico Lombardi, confirmou que “não assinou os decretos de virtudes heróicas” e que o assunto “está sendo objeto de estudo e reflexão”. Lombardi pediu ainda calma a católicos e judeus.

Na segunda-feira, em um site de simpatizantes do Kadima — partido da premier israelense designada Tzipi Livni — foi publicada uma foto de Bento XVI com uma suástica nazista sobreposta. Lombardi lembrou que o Vaticano protestou quando o Museu do Holocausto de Jerusalém colocou o seguinte texto embaixo da fotografia de Pio XII: “Quando a relação de acontecimentos relativos ao massacre dos hebreus chegou ao Vaticano, não provocou protestos escritos ou verbais. Quando os judeus foram deportados de Roma para Auschwitz, Pio XII não interveio... Quando os fornos eram alimentados dia e noite, o Santo Padre que vive em Roma não abandonou seu palácio.”

Essa versão dos fatos, reafirmada pelo rabino chefe de Haifa, Shear Cohen, convidado especial do Pontífice para o Sínodo, é o maior obstáculo no processo de beatificação.

— Neste momento, não é oportuno pressionar nem em um sentido, nem em outro — disse Lombardi.

No fim de semana passado o relator para a causa da beatificação, Peter Gumpel, e o postulante Paolo Molinari fomentaram a polêmica.

Gumpel afirma que são “uma falsificação evidente da História” as acusações contra Pio XII e que Bento XVI só suspendeu o processo de beatificação “para manter relações amistosas com os judeus”.

Tanto ele quanto Molinari pedem a Israel que retire o mais rapidamente possível o texto sobre o Pio XII do Museu do Holocausto.

— Prometem que vão mudar o texto, mas nunca fizeram nada. Já fizemos diversos pedidos, mostrando diferentes razões — disse Molinari.

Israel e o Vaticano estabeleceram relações diplomáticas na década de 90, mas até hoje várias promessas de diálogo e cooperação não avançaram.

Nenhum comentário: