O Estado de S. Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Emilio Sant’Anna
O primeiro santo brasileiro agora vai colar grau. No dia 25, ao meio-dia, na Capela do Mosteiro da Luz, em São Paulo, São Frei Galvão vai se tornar o primeiro brasileiro a receber o título Honoris Causa de Engenheiro e Arquiteto, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP).
Desde 2000, o santo é o patrono da construção civil brasileira por ter erguido — no início do século 18 — o Mosteiro da Luz. Ele foi o projetista, empreiteiro, pedreiro, servente, mestre-de-obras, engenheiro e arquiteto do prédio, que hoje é considerado patrimônio histórico da humanidade pela Unesco.
“Com toda a técnica da engenharia de hoje, ele faria muitas outras coisas”, diz o padre Armênio Rodrigues Nogueira, capelão do mosteiro. Ele receberá o título em nome de Frei Galvão.
Cerca de 600 pessoas são esperadas para a cerimônia em que o padre receberá o título das mãos do presidente do Crea. Um telão será instalado na porta da capela para quem não conseguir entrar. Mas, para quem perder, padre Armênio avisa que durante todo o dia as missas ocorrerão de duas em duas horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário