segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Papa diz que crise reflete futilidade


Folha de S. Paulo, terça-feira, 7 de outubro de 2008

Futilidade do êxito e do dinheiro — é o que mostra a crise, segundo o papa Bento 16. O pontífice opinou sobre a turbulência econômica de improviso, na abertura de um encontro com bispos, no Vaticano. O papa disse que “a palavra de Deus, mais do que qualquer outra palavra, é o fundamento de tudo, a autêntica realidade”.

Para Bento 16, “somente a palavra [de Deus] é sólida, ela é a verdadeira realidade sobre a qual se deve fundar nossa própria vida”. O papa pediu às pessoas que cimentem sua vida sobre a “rocha” da palavra divina.

“Agora estamos vendo, com o afundamento dos grandes bancos, que esse dinheiro desaparece, que não é nada; trata-se de realidades de segunda ordem”, acrescentou. Bento 16 ainda disse que muitos fazem suas construções “sobre areia”.

O papa, a “rocha da igreja” para os católicos, comanda uma instituição que vai mal das contas. A Santa Sé (instituição religiosa) fechou no vermelho, em 2007, com um rombo de 9 milhões. O Vaticano (instituição política), com investimentos no mercado imobiliário, viu seus lucros minguarem quase 70% em 2007, com superávit de apenas 6,7 milhões.

A explicação, à época, foi a valorização do euro ante o dólar, já que boa parte das doações vem dos EUA, onde a Igreja Católica também enfrentou uma onda de escândalos sexuais.

Nenhum comentário: