sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Igrejas se ‘blindam’ contra a violência

Folha de S. Paulo, quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Douglas Santos

Ribeirão — Cerca elétrica, câmeras de vigilância, segurança particular, cadeados, chaves “tetra” e até o apoio da Guarda Civil Municipal, além do fim da divulgação do balanço financeiro nos murais das igrejas. Todas as medidas estão sendo adotadas para tentar minimizar os constantes furtos e assaltos em igrejas da região de Ribeirão Preto.

Em Ribeirão, duas igrejas já instalaram câmeras de segurança e cerca elétrica, enquanto outras duas já têm cerca e solicitaram a compra de câmeras.

Na igreja Nossa Senhora dos Pobres, três furtos e um roubo aconteceram neste ano. Segundo o padre Gilberto Kasper, um homem armado com uma faca entrou no local após a missa e fugiu com os R$ 100 do dízimo. Na mesma igreja, uma mulher que se fingia de grávida furtou três bolsas numa missa.

Já na igreja Cristo Operário, uma imagem de bronze foi furtada e, por causa dos constantes problemas, no local foi colocada uma imagem de cimento. Para evitar problemas do gênero, o Santuário Nossa Senhora Aparecida instalou há dois anos duas câmeras, cerca elétrica e contratou vigia para reforçar o monitoramento. “Após a colocação, não houve mais problemas de segurança”, disse Wagner Luís Gomes, padre do santuário.

Segundo a CNBB, cada paróquia é livre para tomar as medidas que forem necessárias para evitar furtos e assaltos.

Nenhum comentário: