sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Guerra santa nos ônibus de Londres

O Globo, sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009


Fernando Duarte

Londres — Uma associação entre propaganda e ideologia bem mais explícita do que sugerem os teóricos da comunicação tomará conta dos ônibus de Londres a partir de segunda-feira: numa reação contra a campanha da Associação Humanista Britânica, que recentemente comprou espaço publicitário em diversos veículos de transporte público da capital para defender o ateísmo, um grupo de entidades religiosas iniciará na semana que vem uma campanha em resposta, para ser vista por milhões de passageiros e transeuntes.

A polêmica teve início no mês passado, quando vários ônibus londrinos começaram a carregar outdoors com a frase “Deus provavelmente não existe, então pare de se preocupar e curta sua vida”. Agora, a união entre a Igreja Ortodoxa, o Partido Cristão e a Trinitarian Bible Society pretendem pagar na mesma moeda, com cartazes em cerca de 800 ônibus com slogans adaptados para cada entidade, mas invariavelmente defendendo a existência de Deus.

Ferir com ferro foi a alternativa encontrada após a Advertising Standards Authority, órgão que regula a publicidade no Reino Unido, ter negado pedido de entidades religiosas para suspender a veiculação das mensagens ateístas. A alegação era de que os humanistas não podem provar que Deus não existe. A trindade em defesa da religião verá suas mensagens em 20 vezes mais ônibus do que os da campanha ateísta — cujo principal financiador é o cientista e escritor Richard Hawkins, autor de diversos livros de defesa do secularismo. A conta de mais de US$ 200 mil está sendo paga com dinheiro de doações especiais para a causa.

Nenhum comentário: