segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Canonização de João Paulo II levará anos

O Estado de S. Paulo, quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Canonização de João Paulo II levará anos

Gilles Lapouge

João Paulo II morreu em 2 de abril de 2005. No dia seguinte, na Praça de São Pedro, a multidão clamou: “Santo já!”. Antes que um processo de beatificação seja aberto, a regra canônica impõe prazo de cinco anos. Mas João Paulo II já havia infringido essa regra em favor de Madre Teresa de Calcutá. Bento XVI decidiu seguir seu exemplo e os trâmites começaram em 28 de junho de 2005.
Anteontem, concluiu-se uma etapa crucial. A Comissão da Congregação dos Santos, encarregada de se pronunciar a respeito das “virtudes heroicas” de João Paulo II, votou. Foi divulgado que a comissão dera resposta definitiva e unânime. A votação havia sido precedida por uma pesquisa (chamada positio) dirigida pelo “postulador”, Monsenhor Slawomir Oder, um polonês.
Para proceder à beatificação, é necessário o reconhecimento de um milagre. Entre várias hipóteses, Roma escolheu a da religiosa francesa Irmã Marie Simon Pierre, da congregação das Irmãzinhas das Maternidades Católicas, que foi curada do mal de Parkinson. “Minhas irmãs de todas as comunidades oraram pela intercessão de João Paulo II. Dois meses depois da morte do papa, às 4h30, acordei maravilhada. Meu corpo não estava mais dolorido.” Um neurologista examinou a irmã: os sinais da doença haviam desaparecido.
Para a canonização, será preciso que outro “milagre” ocorra após a beatificação. A partir daí, o processo continuará por anos.

Nenhum comentário: