O Estado de S. Paulo, quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Igreja Católica atrairá anglicanos no Brasil
José Maria Mayrink
O cardeal-arcebispo de São Paulo, d. Odilo Scherer, declarou, em entrevista coletiva, que a Santa Sé pode criar no Brasil um ordinariato pessoal para os anglicanos convertidos ao catolicismo. A iniciativa seguiria as normas da constituição apostólica Anglicanorum Coetibus (Às comunidades anglicanas), aprovada pelo papa Bento XVI no dia 4.
Além de padres casados, seriam aceitos nos seminários católicos os candidatos ao sacerdócio de origem anglicana que poderiam casar-se.
“Essa admissão não seria automática, mas teria de ser aprovada por um Conselho de Governo (formado por membros do ordinariato pessoal e referendado pela Santa Sé), observou d. Odilo. Ao optar pela união plena com Roma, os ex-anglicanos devem professar a fé ensinada pelo Catecismo da Igreja Católica, publicado pelo papa João Paulo II em outubro de 1992.
Os ex-anglicanos convertidos se sujeitam à autoridade do papa e à doutrina católica, embora conservem as tradições anglicanas.
D. Odilo acredita que os reflexos da constituição apostólica Anglicanorum Coetibus não deverão ser imediatos no Brasil, porque a comunidade anglicana não é muito numerosa — cerca de 30 mil fiéis.
“A publicação desse documento foi, no entanto, um passo importante no ecumenismo dado pela Igreja Católica para aproximação com outras igrejas”, afirmou o cardeal. Segundo ele, a Igreja de Comunhão Anglicana presente no Brasil é ligada ao arcebispo primaz de Cantuária, que tem bom diálogo com o Vaticano.
Islâmicos em pé de guerra dentro da Europa
Há uma semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário